Você consegue controlar as emoções quando recebe críticas?

Para muitas pessoas receber elogios é muito importante, porém quando os feedbacks são negativos sofrem muito. Normalmente é bem desafiador receber críticas de pessoas que não conseguem se expressar de forma clara e amorosa.

Você sabia que o feedback negativo ou positivo não traz informações sobre você, mas sim sobre quem dá o feedback?

Sim, quando uma pessoa faz uma crítica ou elogio ela simplesmente está fornecendo informações de um caminho em que ela acredita, de acordo com os valores dela ou da organização em que trabalha. Com esta visão, não precisa ficar desesperado quando receber críticas, você só precisa analisar se quer ou não seguir o caminho indicado pela pessoa e se você acredita nos mesmos valores.

Algumas estratégias para libertar-se do jugo do elogio e da crítica

  1. Ao receber feedback – negativo ou positivo, lembre-se de que ele não traz informações sobre você, mas sobre quem dá o feedback. Pergunte-se: “O que isso me diz sobre quem está fazendo a crítica? O que informa sobre as preferencias ou prioridades das pessoas que desejo alcançar? O que isso me ensina sobre como realizar meu trabalho com mais eficácia? ”
  2. Identifique o feedback de quem você precisa incorporar ao seu trabalho, por motivos estratégicos, para alcançar as pessoas almejadas e lembre-se de que pode ignorar outros feedbacks.
  3. Quando a crítica machucar de verdade ou quando você tem muito medo de certo tipo de crítica, analise até que ponto ela reflete uma convicção sua a respeito de si mesma e reveja esta convicção.
  4. Ao descobrir que a busca de certo tipo de elogio é que o impulsiona, olhe para dentro de si e veja de que forma esse elogio se relaciona a uma dúvida que você nutre a seu respeito e esforce-se para enfrentar esse questionamento interior em vez de buscar validação externa na tentativa de resolvê-lo.
  5. Pergunte a si mesma: “O que é mais importante para mim do que receber elogios? ”

Autora – Tara Mohr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s