AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR

Gary Chapman no livro as cinco linguagens do amor contraria a ideia de que o amor tem uma linguagem universal, pois ele demonstra que as pessoas expressam e recebem manifestações de amor de diferentes maneiras, que ele denomina como linguagens do amor.

Gary identificou cinco linguagens: Palavras de afirmação, Tempo de qualidade, Presente, Atos de serviço e Toque físico;

O que são estas linguagens?

São as diversas formas que as pessoas se sentem amadas ou expressam o seu amor, por exemplo;

Palavras de afirmação – são aquelas pessoas que gostam de elogios, quando são elogiadas ou encorajadas positivamente se sentem amadas, normalmente um elogio sincero faz estas pessoas se sentirem mais satisfeitas consigo mesmas e com as suas relações.

O objetivo do elogio não é você conseguir algo que deseja, porém fazer alguma coisa pelo bem estar do outro. No entanto quando recebemos elogios, ficamos mais dispostos a retribuir a gentileza.

Palavras encorajadoras – primeiro precisamos identificar o que é importante para o outro, pois o encorajamento nos exige empatia que nos leva a enxergar o mundo sob a perspectiva do outro.

Tempo de qualidadeÉ quando dedicamos tempo para focar no outro, quando concentramos a atenção e podemos realizar algumas atividades juntos, é estar inteiro com toda atenção para o outro.

O aspecto central do tempo de qualidade é estar próximo, prestar atenção, jantar juntos, viajar, quando falar olhar no olho do outro, não fazer outra atividade quando estiver ouvindo, escutar com atenção, observar a linguagem corporal, não interromper e não utilizar a auto defesa na comunicação.

O grande erro desta linguagem e estarem assistindo a TV juntos e acharem que estão tendo este tempo, o foco tem que ser o outro e não a TV, celular, etc. Um dos pontos positivos das atividades de qualidade é que possibilitam a criação de um banco de memorias que podemos acessar no futuro.

PresentesÉ a terceira linguagem do amor, o presente é um símbolo visual do amor, não importa o valor, pode ser comprado, achado ou elaborado, o que importa é a intenção da expressão do amor.

O tempo também pode ser um presente, em tempo de crise pode ser a maior linguagem de amor para o outro.

Quando as pessoas que possuem esta linguagem recebem um presente, elas entendem que você lembrou e pensou nelas e o ato de presentar é um ato de prestigia-la.

Atos de ServiçoEsta forma de amor pode ser as mais variadas possíveis, como preparar uma boa refeição, pôr uma mesa bem arrumada, lavar a louça, fazer a manutenção do carro – todos atos de serviço. Para que sejam realizados, é necessário, pensar, planejar e executar (gasto de força e energia). Se cumpridos com o espirito certo e positivo, são incontestáveis expressões de amor.

Quando a pessoa tem esta linguagem do amor normalmente ela tem atitude e é prestativa, porém ela exige da mesma forma, neste caso os pedidos direcionam o amor, mas as cobranças impedem que ele seja liberado.

Neste caso a sugestão e listar para o outro as atividades que você gostaria de receber sem exigências e cobranças. Pois o ato de amor e a ação espontânea quando entendemos o que e importante para o outro.

Toque Físico O toque físico é uma forma de se comunicar o amor emocional. Inúmeras pesquisas na área de desenvolvimento infantil chegaram as seguintes conclusões: os bebês que são tomados no braços, beijados e abraçados desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que os que são deixados um longo período de tempo sem contato físico.

O toque físico é também um poderoso veiculo de comunicação para transmitir o amor conjugal. Andar de mãos dadas, beijar, abraçar e manter relações sexuais são formas de comunicar o amor emocional para o cônjuge. O toque físico pode iniciar ou terminar um relacionamento, pode comunicar ódio ou amor.

Se a primeira linguagem do amor do cônjuge for Toque Físico, nada será mais importante do que abraça-lo quando chorar.

A minha primeira linguagem de amor e tempo de qualidade. Vamos descobrir a sua?

Como descobrir a sua primeira linguagem do amor?

Você pode parar por um minuto e escrever o que, em sua opinião, é sua linguagem do amor. Depois listar as demais em ordem de importância.

São três as sugestões para descobrir a primeira linguagem do amor:

1 – O que seu cônjuge ou alguém de relacionamento próximo faz, ou deixa de realizar, que mais o magoa? O oposto disso é provavelmente sua linguagem de amor.

2- O que você mais solicita do cônjuge? Aquilo que mais requisita dele é provavelmente o que faz você se sentir mais amado.

3 – Qual a forma mais frequente de você expressar amor a seu cônjuge ou pessoa próxima? Pode ser uma indicação de que por essa mesma linguagem também se sentiria amado.

Ao utilizar estas três indicações, é possível descobrir sua primeira linguagem do amor e se ficar em duvida entre duas e achar que qualquer uma das duas poderia ser a sua linguagem, é possível que você seja “bilíngue”. Desta forma, as coisas ficam mais fáceis para encher o seu tanque do amor.

Algumas pessoas tem mais dificuldades de identificar pois ou o tanque do amor esta há muito tempo muito cheio ou muito tempo vazio que a pessoa não consegue identificar. Quando o tanque emocional esta vazio…não temos sentimentos de amor pelo cônjuge. Simplesmente experimentamos a dor e o vazio.

Se você disser que tem sentimentos que na verdade não tem, é hipocrisia. Mas um ato de amor em beneficio, ou para o prazer de outra pessoa, é uma escolha.

O amor é uma escolha diária, pois precisamos escolher encher o tanque do amor do outro entendendo as suas necessidades e a sua primeira linguagem do amor. E se alguma atitude não é espontânea em você, ela se torna uma expressão de amor muito maior, pelo seu esforço.

Podemos melhorar a qualidade de amor nas nossas vidas, identificando o que precisamos e entregando o que o outro precisa…

 

Um comentário em “AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s